PROCESSOS

Conheça nossos serviços
e receba informações sobre eles!

Mais de 30 anos de experiência

Entre em contato!

Advogado Empresarial

O que faz um advogado empresarial?

Um advogado empresarial é essencial para todo tipo de empresa, seja ela de pequena média ou grande porte, afinal é ele quem dará toda colaboração com a parte jurídica da empresa, passando pelas obrigações trabalhistas que são para contratação e demissão de funcionários; Tributária para pagamento dos devidos tributos e encargos; Empresarial para garantir a segurança em investimentos e negócios e Contenciosa para defender os interesses da empresa diante do tribunal. O advogado de empresa é muito importante porque vai fazer tudo para que sua empresa fique segura em relação às questões jurídicas.

Geralmente são as empresas de grande porte que investem em advocacia empresarial internamente, ou seja, contratam advogados para trabalharem e cuidarem exclusivamente da empresa. As de médio porte e pequeno porte costumam terceirizar esse serviço para os escritórios de advocacia.

Quais os benefícios para a empresa?

Os benefícios são muitos, já que haverá uma única pessoa responsável para cuidar de toda parte de leis relacionadas à empresa. Confira:

  • O empresário pode tirar suas dúvidas diretamente com o advogado da empresa, sem precisar se desgastar procurando um;
  • Evita problemas na hora de ter um contrato com funcionários ou com relação à demissão deles, sempre visando a segurança da empresa;
  • Comodidade e segurança para qualquer situação relacionado a área jurídica;
  • Evita problemas na administração da empresa e de ter que se defender de algo na justiça, por exemplo;
  • Exclusividade e dedicação à empresa, ajudando que ela fique estável e evitando gastos futuros não previstos.

Esses são só alguns dos benefícios que o advogado para empresas pode oferecer.

Em que momento minha empresa precisa desse tipo de advogado?

A empresa deve ter um advogado empresarial desde seu início, para evitar problemas futuros por descuidos ou por ter feito todo o processo sem consultar quem realmente entende desse assunto.

Por exemplo: no Brasil o modelo mais comum de companhias é do tipo limitada (LTDA.), que representa mais de 90% das empresas brasileiras, mas existem outras estruturas como a sociedade anônima (S.A.). Essa classificação empresarial depende do que se encaixa mais para a sua organização, porque se você tem uma empresa de médio porte e registra da mesma forma que as empresas de grande porte isso pode acarretar custos que mais tarde, pode não conseguir pagar. Por isso atualmente é de grande importância ter um advogado empresarial para prestar assessoria nesses assuntos.

Outros exemplos muito comuns são os erros nos contratos de funcionários, o que muitas vezes acarreta problemas e até processos para a empresa; E quando os empresários vão fazer parcerias, investimentos, os advogados estão lá para poder auxiliar nos contratos para que a empresa não caia em ciladas.

Advogado empresarial em Curitiba

Elionora Takeshiro Advogados Associados está no mercado desde 1985. Sua principal missão é proporcionar serviços jurídicos dotados de alta qualidade e confiança. Visando fornecer um atendimento especializado aos seus clientes, sempre com eficiência, solidez e ética.